A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução de estomago, é um dos recursos para o tratamento da obesidade. Nos últimos 20 anos as técnicas cirúrgicas vem sendo aperfeiçoadas para que sejam cada vez menos invasivas, com aumento do conforto e efetividade no tratamento da obesidade. Atualmente 95% das operações bariátricas obtém sucesso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Para garantir ainda mais a efetividade do tratamento, um dos documentos solicitados pelo médico cirurgião durante a fase pré-cirúrgica é o Laudo ou Relatório Psicológico.
O Laudo ou Atestado Psicológico é um documento resultado de uma avaliação psicológica, composta por entrevista clínica e aplicação de teste. Para sua elaboração é necessário que ocorram consultas presencias com uma psicóloga capacitada. Passar por uma avaliação psicológica é importante por que ela traz um resultado preciso sobre os aspectos emocionais do paciente e, em posse desta informação, o médico e o paciente poderão pensar no planejamento mais assertivo para o tratamento, considerando tratar-se de uma grande mudança de vida.
Mais do que a elaboração de um laudo, durante as consultas, a psicóloga irá conduzir uma breve investigação sobre a relação com a alimentação, será criado um espaço para pensar nos aspectos emocionais que a comida representa e como lidar de maneira adequada com essas representações. Envolve também pensar sobre os sentimentos que despertam ao planejar uma intervenção cirúrgica, pensar sobre os cuidados físicos que serão necessários na fase pós-cirúrgica, e pensar sobre os cuidados com a saúde e com a alimentação na fase de recuperação.
Utilize este momento para refletir sobre os resultados que você deseja alcançar e identificar quais as mudanças são necessárias para que tudo aconteça de uma forma tranquila, sólida e continua e com suporte emocional adequado.